Vai ano, entra ano, e a musculação está entre as modalidades preferidas daqueles que frequentam academias. Por que? A musculação acelera o metabolismo, deixa o corpo mais jovem, auxilia no emagrecimento e no ganho de massa muscular, fortalece os ossos… Os benefícios são muitos, é possível fazer uma lista imensa, mas, será que tudo o que dizem por aí sobre musculação é verdade?

Escolhemos 5 mitos e verdades que precisam ser esclarecidas se você ainda tem dúvidas sobre esta modalidade.

1 – Exercícios aeróbicos são melhores para quem quer emagrecer do que a musculação?

MITO. Os exercícios de fortalecimento, como os praticados na musculação, são grandes aliados na perda de peso.  A atividade leva a elevação do EPOC (consumo excessivo de oxigênico após o exerício) e da TMB (taxa metabólica basal). Para quem não sabe, de 60% a 75% do gasto calórico diário vem dessa taxa, por isso, o aumento desta taxa torna-se interessante no médio e longo prazo. Quer dizer que mesmo em repouso você gastará mais calorias, o que vai ajudar a emagrecer. Vale lembrar que os treinos aeróbicos estão liberados, mas vale a pena incluir alguns dias de musculação!

2 – Musculação é coisa de jovens

MITO. Você sabia que musculação é um aliado no combate a osteopenia, sarcopenia e osteoporose? Um bom treino de força é muito interessante para idosos. Com o aumento da massa muscular e da massa óssea o idoso terá melhor equilíbrio e autonomia para tarefas diárias. Vale lembrar que após os 60 anos os cuidados extras são importantes: indica-se a contratação de um personal trainer. Caso não seja possível, um professor atento a todas as doenças pré-existentes poderá indicar um treino que respeite a saúde do aluno.

3 – Treinar demais pode estagnar seus ganhos

VERDADE. Já ouviu falar em Overtraining? Este é o termo utilizado para designar um excesso de treinamento. Ele acontece quando a pessoa treina de forma inadequadae não respeita os intervalos de recuperação. Talvez, você não saiba, mas, na academia, você estimula o crescimento muscular, pois é no repouso que ele realmente acontece. Ou seja, se você não dá tempo para seu corpo se recuperar, o músculo não vai crescer.

4 – Dormir em faz diferença na musculação

VERDADE. Quem dorme pouco está mais propenso a alterações de humor, depressão, ansiedade, além de ter o sistema imunológico enfraquecido. Agora, o que você precisa saber é que as poucas horas de sono podem impedir ganhos musculares. Alguns estudos mostraram que pessoas que dormiram apenas 4h numa noite tiveram nível de testosterona menor que aqueles que dormiram 8h em 60%.

Vale lembrar que quase 70% dos hormônios produzidos por seu organismo são liberados durante o sono. Por isso, crescimento muscular acontece neste momento. O ideal é dormir entre 7 e 9 horas para ter um resultado melhor na musculação.

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