Algumas promessas parecem mais difíceis de se cumprir e começar academia é uma delas. Assim como deixar as guloseimas de lado e passar a ter uma alimentação mais saudável, iniciar uma atividade física regular exige algumas mudanças de hábitos. Talvez, você tenha que dormir uma horinha a menos alguns dias na semana ou chegar mais tarde em casa depois do trabalho. Estas decisões parecem simples no começo, mas, depois de alguns meses a preguiça pode bater e os planos de ter uma vida mais saudável vão por água abaixo. Para evitar que você desista no meio do caminho, elaboramos uma lista com 5 passos para começar a academia e nunca mais abandonar.

1 – Encontre a academia ideal

A primeira dica para escolher a academia é que ela seja perto de onde a pessoas mora, trabalha ou estuda. Isso fará toda a diferença em dias que o desânimo bater, quando estiver frio ou chovendo. Além disso, não desperdiçar tem no trânsito e gastos com transporte são uma grande vantagem.
Outro fator que deve ser levado em consideração por quem vai começar academia são as atividades que o local oferece. Visite mais de uma opção e, se possível, faça aulas experimentais. Muitas pessoas têm receio de começar academia e só encontrar homens “marombados”, e mulheres com corpos esculturais, mas, na realidade isso nem sempre se concretiza. É importante que a pessoa escolha fazer algo que realmente goste e se identifique, dessa forma, fica mais difícil se boicotar.

2 – Tenha um objetivo e trace metas

É importante ter algo concreto para motivar os treinos. Uma avaliação física pode ajudar a pessoa que acabou de começar a se exercitar a entender melhor quais são as prioridades. Por exemplo: perder peso, ganhar massa muscular, sair do sedentarismo ou até participar de uma prova de corrida.
Além dos grandes objetivos, fazer pequenas metas podem facilitar a trajetória e a cada conquista motivar os treinos. Uma sugestão é aumentar o número de treinos na semana aos poucos, comece com duas vezes na semana e depois passe para três e assim por diante.

3 – Seja mais persistente

Começar academia é sempre um desafio, ainda mais para quem estava parado há muito tempo. Não apressar as coisas é uma dica valiosa para evitar lesões e frustrações. A maioria das pessoas que começam uma atividade física regular desistem nos quatro primeiros meses. A verdade é que no começo tudo é difícil, o corpo vai doer e os resultados não vão aparecer de uma hora para outra. Por isso, o esforço nos exercícios, a consistência nos treinos e a persistência são imprescindíveis. Aquele dia em que tudo colabora para que a pessoa falte no treino vai chegar, mas o propósito precisa ser mais forte. Aos poucos, ir a academia se torna um hábito.

4 – Tenha companhia

Nem sempre conseguimos convencer um amigo (a) ou parceiro (a) a começar academia juntos, mas, isso não quer dizer que será preciso treinar sozinho todos os dias. A academia é um ótimo lugar para fazer amizade. Conversar com seus colegas durante as atividades pode ser um incentivo, alguns podem estar começando a malhar outros já tornaram isso um hábito. Desta forma, um incentiva o outro a bater as metas, não faltar as aulas, focar na alimentação saudável e “de quebra” tornam o treino mais prazeroso.
Os seres humanos são seres sociais e tudo fica mais fácil quando há identificação. Entrar e sair da academia como se aquele local não tivesse nada a ver com você vai fazer com que a atividade física se transforme em uma obrigação que, cedo ou tarde, se tornará um tédio. Só não vale combinar de “matar” o treino juntos, ok?

5 – Mude outros hábitos

A pessoa que resolve começar academia sentirá que o corpo vai “pedir” determinadas coisas, por exemplo, uma alimentação mais balanceada. A prática da atividade física representa um gasto calórico, por isso, as refeições precisam ajudar o corpo a ter energia o suficiente. Um nutricionista pode ajudar a traçar as melhores estratégias de acordo com o objetivo de cada uma. Mas, uma regra é válida para todos: aumente o consumo de alimentos frescos e diminua o consumo de industrializados.
Outra questão bastante relevante para quem vai começar academia é a qualidade do sono. O corpo precisa se recuperar entre um treino e outro, só que muitas vezes, na correria do dia a dia, a pessoa não se dá conta de que as horas de sono não estão sendo suficientes. Vá dormir mais cedo, prepare-se para ter uma noite de sono realmente tranquila e relaxante. Evite assistir TV até tarde ou ficar no celular, use este tempo para tomar um bom banho e deitar na cama antes do previsto. Se possível, concentre-se na sua respiração, no relaxamento dos seu corpo e desconecte-se dos problemas.

Agora que você já sabe como começar academia e evitar que o desânimo bata nos primeiros meses, siga o passo a passo e mexa-se!
Quer conhecer uma academia em Campinas que precisa estar na lista das academias que você vai visitar antes de tomar sua decisão? Saiba mais sobre a Unifit Academia!

adicionar comentário

Av. John Boyd Dunlop - Unimart Shopping
Campinas/SP Telefone: (19) 3241-2141

© 2019 UNIFIT - Todos os direitos reservados.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 6h às 22h;
sábado: das 9h às 17h; domingos e feriados: das 9h às 13h.

Venha fazer uma visita!

Desenvolvido por Refeel / Conteúdo por Joy Comunicação